Brasil: Sorte ou talento?

Não acredito na sorte e sim -muito- no talento, mas… o mundo deu uma volta!

Há poucos anos o Brasil exportava emigrantes e, nessa época, ninguém sonhava que um tempo depois importaria mão de obra muito qualificada.

O Brasil tem o seu comércio interior blindado, oneram a entrada de produtos estrangeiros e impedem competir no mercado brasileiro com igualdade de condições, o que protege falsamente a indústria brasileira e, óbvio, não beneficia o cliente final nem em preço, nem em qualidade, nem em serviço. Todos sabemos que empresas como IKEA, TOYS R US, HOME DEPOT, H&M o PRIMARK não vão poder entrar no país porque as taxas aduaneiras fazem que o seu modelo de negócio, basado em boa qualidade a preços muito competitivos, não seja viável no Brasil devido aos impostos de entrada. Nesse momento, em que a moeda brasileira continua desabando, e que muitas das empresas brasileiras estão asfixiadas por terem sua dívida em dólares, a reflexão do Brasil deveria ser oferecer possibilidades para que os investidores estrangeiros entrem, gerando emprego e riqueza, mas o alto juro bancário, a super inflação e a absurda burocracia, desanimam os investidores estrangeiros a se estabelecer no país.

O Brasil tem ainda quase 100M de pessoas (=consumidores) que não se incorporaram ainda à classe média, e além do mais, a pirâmide populacional é ótima (8 jovens por cada aposentado). Praticamente todo o Brasil é terreno cultivável, do qual, descontando a zona amazônica, 60% não está cultivado ainda, e todo ele repleto de enormes recursos naturais. É o primeiro país em biodiversidade da terra, possui a segunda maior reserva mundial de água potável, a Amazônia é o mais importante pulmão do mundo, é o primeiro produtor de energia sustentável por metro quadrado do planeta, e continua tendo reservas de petróleo, gás, ouro, etc. Nos próximos 30 anos, o mundo vai necessitar tudo o que de forma natural nasce no Brasil: vai-se precisar do Brasil e dos brasileiros.

A situação econômica augura uns anos muito ruins, se bem que, em minha opinião, caminhando para um excelente futuro.

Isto não é questão de sorte. Isto é uma questão exclusivamente de talento e no Brasil, o maior e melhor recurso natural que existe é, sem dúvida, o infinito talento dos brasileiros.

Para mim está claro, eu continuo apostando no talento.

No Comments

Post A Comment